sábado, 14 de setembro de 2019

Rumo aos 1000 dias de Ofensiva no Duolingo


Hoje vamos falar sobre aprendizado de línguas, mais especificamente a língua francesa, tal qual iniciei meus estudos em 2017 e venho estudando até então. Quem me conhece mais intimamente sabe que eu jamais imaginaria aprender francês e passei boa parte dos meus anos escolares estudando apenas inglês e espanhol, precariamente, confesso.

Como era uma língua nova para mim e fui introduzida a ela por imersão, achei que poderia potencializar o aprendizado usando um aplicativo. Busquei o mais acessível aplicativo de língua de todos os tempos, o Duolingo.

Eu já fazia lições de inglês por ele, porém o inglês por mais importante e essencial que fosse não me dava gosto, eu poderia estudar por horas e usar todas as técnicas de aprendizado possíveis, mas nada me faria fazer falar inglês. E até hoje eu ainda tenho bloqueio com esta língua.

Já quando tive a primeira impressão auditiva com francesas me fez acreditar que seria IMPOSSIVEL aprender a língua. E eu já tinha tido contato com francês assistindo a um filme que é um dos meus preferidos; “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, gostava tanto deste filme que fiz questão de comprar o DVD, assisti diversas vezes a versão legendada, mas nada se comparava ao dia em que desci no Aeroporto de Paris, Charles de Gaulle.

Enfim, desde que pisei em terras em que a língua francesa domina, decidi que iria me dedicar ao máximo nos estudos. Mesmo que eu fosse me matricular em uma escola de idiomas local, e que os professores falassem francês, eu não queria esperar que as lições viessem apenas da escola, mas queria viver o francês a maior parte do tempo. E acredito que para se aprender qualquer outra língua, até mesmo o inglês, a temática é a mesma: força de vontade, dedicação e persistência. Talvez faltasse a força de vontade no inglês, quem sabe?

Deletei o curso inglês do Duolingo e escolhi francês, e desde então, há 1000 dias que eu tenho feito religiosamente as lições.

De lá para cá o curso mudou e melhorou bastante, se antes as frases eram desconexas e sem sentido, como “a baleia come crepe” ou coisa do tipo, o Duolingo melhorou a forma de como encarar o aprendizado tornando ele mais atrativo.

Eu já li e assisti inúmeros vídeos relacionados ao aplicativo, e em sua maioria destacando que você não vai ficar fluente estudando pelo Duolingo, claro. Mas eu posso garantir a quem quer começar a aprender uma nova língua do zero que, o Duolingo te tira do “nível básico”, fato comprovado.
E não digo isso só por mim, pois quando comecei a estudar por ele, ainda não havia começado as aulas de francês na escola. Outros colegas de curso mencionaram ter começado a estudar pelo aplicativo e que era satisfatório.

Então comecei o curso sabendo verbos básicos, o que é primordial saber quando se está morando em um país onde absolutamente 95% da população não sabe falar português, os outros 5% é minha dedução de que são turistas brasileiros, e/ou portugueses que vivem nesta região. Apesar de que existem sim bastante brasileiros que vivem na Europa e em regiões onde a língua francesa é dominante.

Quero compartilhar a forma como eu tenho encarado os estudos, que como disse anteriormente, desde que iniciei o curso pelo Duolingo, tenho continuado. Pode estudar por anos e ainda sim haverá sempre uma nova palavra, uma nova expressão a aprender. E o Duolingo é para mim atualmente, a melhor ferramenta de estudos para quem quer começar do zero, se pagar um só real por isso.



  • Por onde começar?

Pelo começo! Parece uma resposta obvia, mas não é. Já me perguntaram isso, e o Duolingo vai te guiar. Ele começa pelo nível mais básico. Você vai aprender ou relembrar de verbos e substantivos básicos, mas não desista se perceber que as frases lhe pareçam bobas, pois quanto mais você estuda, mais o nível de dificuldade sobe.

  • O Duolingo é pago?


Não, definitivamente NÃO, o Duolingo é um aplicativo gratuito. O que acontece é que ele assim como muitos outros aplicativos, precisam dos anúncios afinal, existem milhares de pessoas por trás da mágica de aprender línguas usando um celular, ou mesmo um computador. E para isso, eles precisam de seus respectivos salários não é mesmo? Por isso, após concluírem cada lição, é comum aparecer um anuncio e se você quiser a versão Plus, ai sim, você paga um valor para que os anúncios deixem de aparecer.

Mas é super tranquilo, os anúncios não aparecem a todo o momento te incomodando.





  • Quanto tempo é necessário para se aprender algo relevante?

Por experiência própria, acredito que comece fazendo pelo menos 5 minutos de lições, por quê? Simples, se fizer menos que isso você não levará a sério, se fizer mais que isso, na empolgação, você se entediará facilmente. Entenda, a constância é o segredo.


Mas quero reforçar algumas dicas, alias valiosíssima se você quer aprender de fato a língua francesa ou qualquer outra língua que esteja disponível neste aplicativo maravilhoso. COMPRE UM CADERNO, e use-o exclusivamente para aprender a língua que escolheu; eu tenho o meu, e anoto tudo de novo que aprendo e que acho necessário deixar registrado.

Aprendi com o grande mestre, Professor Pier, já falecido, que a forma mais eficaz de se aprender qualquer coisa é escrevendo, isso mesmo, ler não é aprender, embora nos ajude bastante não é apenas com este ato que o seu cérebro vai absorver. E convenhamos que com tantas tecnologias ao nosso dispor, temos estado cada vez mais imediatistas, querendo em um passe de mágica aprender tudo de uma vez só.



  • Há quanto tempo está usando o Duolingo?


Estou usando o Duolingo para o aprendizado da língua francesa há exatos 2,03014 anos, seria algo como dois anos e alguns dias. E minha meta é chegar aos 1000 dias de Duolingo.




E então, vamos maratonar nos estudos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário